Aspectos de qualidade interna e externa de ovos comercializados em diferentes estabelecimentos na região de Goiânia
Resumo
Realizaram-se dois experimentos, em que no primeiro avaliou-se a qualidade de ovos brancos de granja, comercializados em supermercados, mercados de varejo, feiras e na própria granja e no segundo, compararam-se os ovos brancos, caipiras e ovos especiais (enriquecidos com ômega 3), provenientes de diferentes tipos de estabelecimentos. Os ovos brancos do dia (da granja) e os comercializados em supermercados apresentaram melhores resultados (P<0,05) para unidade Haugh e pH da gema, no entanto, não deferiram (P>0,05) em relação ao peso dos ovos, percentagem de albume e gema e para as características externas (% de trincados, sujos e pequenos). Os ovos especiais e caipiras apresentaram os piores resultados para a qualidade interna. Conclui-se que ovos de pior qualidade foram adquiridos na feira e os de melhor qualidade, na própria granja, ovos do dia. Os ovos especiais foram os de pior qualidade interna, independente do estabelecimento comercial. PALAVRAS-CHAVE: Comercialização, componentes do ovo, qualidade do ovo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-30
Como Citar
LEANDRO, Nadja Susana Mogyca; DEUS, Helder Amorin Borges de; STRINGHINI, José Henrique; CAFÉ, Marcos Barcellos; ANDRADE, Maria Auxiliadora; CARVALHO, Fabyola Barros de. Aspectos de qualidade interna e externa de ovos comercializados em diferentes estabelecimentos na região de Goiânia. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 71–78, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/358. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Copyright (c) 2006 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





















