AVALIAÇÃO CLÍNICA E ERITROLEUCOGRAMA DE EQÜINOS COM CÓLICA SUBMETIDOS À LAPAROTOMIA, SOBREVIVENTES E NÃO SOBREVIVENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3534Palavras-chave:
patologia clinica.Resumo
Utilizaram-se setenta equinos, vinte sadios (GI) e cinquenta com cólica, submetidos à laparotomia, sobreviventes (GII, n=25) e não sobreviventes (GIII, n=25). O exame clínico e a colheita das amostras de sangue foram realizados antes da laparotomia (T0) e diariamente, a partir da cirurgia, até o décimo dia após a intervenção (T24h - T10o dia). No T0, observou-se aumento dos valores da frequência cardíaca e respiratória, do tempo de perfusão tecidual, do número de hemácias, do volume globular e do número de leucócitos nos equinos dos grupos GII e GIII, que ainda se mantiveram até o décimo dia pós-operatório nos animais do grupo GIII. Nesses mesmos momentos e animais verificou-se diminuição na concentração das proteínas plasmáticas totais. A intensidade e a persistência das alterações relacionaram-se negativamente com a recuperação dos animais e foram atribuídas ao tempo, à localização e à gravidade do processo obstrutivo. A avaliação seriada dos parâmetros clinicolaboratoriais analisados pode ser útil na definição do prognóstico dos animais com cólica submetidos à laparotomia.PALAVRAS-CHAVES: Abdômen agudo, equinos, hemograma.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-19
Como Citar
DI FILIPPO, P. A.; SANTANA, A. E.; DELA COLETA, F. E. AVALIAÇÃO CLÍNICA E ERITROLEUCOGRAMA DE EQÜINOS COM CÓLICA SUBMETIDOS À LAPAROTOMIA, SOBREVIVENTES E NÃO SOBREVIVENTES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1246–1255, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3534. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3534. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).