Avaliação de fatores epidemiológicos e sanitários associados à infecção por cryptosporidium spp. em cães domiciliados
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v17i334579Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
O gênero Cryptosporidium é composto por protozoários com grande capacidade de reprodução e disseminação. Sua transmissão pode ocorrer indiretamente pela ingestão de água e alimentos contaminados com oocistos viáveis ou diretamente entre animais, entre humanos ou entre animais e humanos. Em diversas partes do mundo, animais de companhia tem sido citados como fontes potenciais de infecção por Cryptosporidium spp. O presente estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência da infecção por Cryptosporidium spp. em cães domiciliados na cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil, bem como a associação da infecção com dados epidemiológicos e sanitários. Foram analisadas 97 amostras de fezes de caninos domiciliados, utilizando-se as técnicas de centrífugo-sedimentação em formol-éter com posterior coloração pelo método de Kinyoun. A análise estatística foi realizada por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível de significância de 5,0%. Detectou-se positividade de 31,9% (31/97), tratando-se do primeiro registro de ocorrência da infecção por Cryptosporidium spp. na espécie canina no nordeste brasileiro, verificando-se associação significativa entre a taxa de infecção e a assistência médica veterinária, vacinação recebida e o tipo de ambiente de criação dos cães.Palavras-chave: caninos; criptosporidiose; epidemiologia; zoonose.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-07-29
Como Citar
SILVA, Giselle Ramos da; SANTANA, Ivanise Maria de; FERREIRA, Ana Carolina Messias de Souza; BORGES, João Carlos Gomes; ALVES, Leucio Câmara; FAUSTINO, Maria Aparecida da Gloria. Avaliação de fatores epidemiológicos e sanitários associados à infecção por cryptosporidium spp. em cães domiciliados. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 435–441, 2016. DOI: 10.1590/1089-6891v17i334579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/34579. Acesso em: 6 dez. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





















