PIODERMITE PROFUNDA POR Corynebacterium pseudotuberculosis EM CUTIA (Dasyprocta sp.)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.3429Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
As dermatopatias bacterianas representam uma proporção significativa das patologias dos roedores. Todavia, em cutia (Dasyprocta sp.), um roedor de porte médio com distribuição geográfica desde a América Central até a América do Sul, não se conhecem relatos de agentes bacterianos isolados de processos inflamatórios cutâneos. O presente trabalho objetivou a descrição de um caso de piodermite profunda por Corynebacterium pseudotuberculosis em uma cutia (Dasyprocta sp.) com histórico de lesão cutânea. Após exame físico, prescreveram-se antibiótico e anti-inflamatório. O tratamento foi interrompido e o animal veio a óbito, sendo encaminhado para necropsia e obtendo-se amostras para cultura bacteriana e exame histopatológico. Os achados de necropsia revelaram alopecia, eritema, celulite, crostas e úlceras, na face ventral da cabeça. A superfície de corte do tegumento mostrou secreção purulenta e caseosa, sendo que a cultura bacteriana isolou o C. pseudotuberculosis. A histopatologia cutânea diagnosticou um quadro de piodermite profunda. Em virtude do reduzido conhecimento das piodermites em cutias (Dasyprocta sp.), tornam-se necessárias maiores investigações sobre a etiopatogenia da doença.PALAVRAS-CHAVES: Corynebacterium pseudotuberculosis, doença dos roedores, pioderma.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-23
Como Citar
FILGUEIRA, K. D.; DE PAULA, V. V.; BATISTA, J. S.; FEIJÓ, F. M. C. PIODERMITE PROFUNDA POR Corynebacterium pseudotuberculosis EM CUTIA (Dasyprocta sp.). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 461–464, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.3429. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3429. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).