Participação da massa seca de folhas e hastes do capim-tanzânia quando adubado com doses crescentes de fósforo em um latossolo vermelho distrófico
Resumo
Este trabalho objetivou avaliar a participação da massa seca das folhas e das hastes do capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq.), em um latossolo vermelho distrófico, adubado com doses crescentes de P. Para tanto,desenvolveu-se um experimento em casa de vegetação no período de dezembro de 2000 a agosto de 2001, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições, sete doses de P (0; 75; 150; 300; 450; 600; 750 mg dm-3 de P) na forma de superfosfato triplo e três cortes da parte aérea com intervalos de 36 dias. Aos sessenta dias após o plantio, fez-se um corte de uniformização das cinco plantas de cada vaso a 10 cm do solo. Os materiais vegetais provenientes dos primeiro e terceiro cortes foram separados em folhas, hastes e massa seca total e o do segundo corte, somente em massa total. Avaliaram-se a produção de massa seca das frações folhas e hastes, a participação dessas frações na massa seca total e o coeficiente de utilização biológica (CUB) do P. Para todos os parâmetros avaliados, verificou-se efeito significativo (P<0,01) pelo teste de F, das doses de P e da interação doses x cortes. A adubação fosfatada influenciou de maneira negativa a participação da massa seca das folhas e o CUB. A participação da massa seca das hastes foi ligeiramente inferior quando comparada com as folhas. PALAVRAS-CHAVE: Adubação fosfatada, coeficiente de utilização biológica, massa seca de folhas, massa seca de hastes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-27
Como Citar
RODRIGUES, Jaqueline Fátima; ROSA, Beneval. Participação da massa seca de folhas e hastes do capim-tanzânia quando adubado com doses crescentes de fósforo em um latossolo vermelho distrófico. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 4, p. 187–194, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/341. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Copyright (c) 2006 Ciência Animal Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





















