ANÁLISE ECONÔMICA DETERMINÍSTICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE NOVILHOS DE DOIS ANOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18034090Palavras-chave:
análise economica, Produção de NovilhosResumo
O objetivo deste estudo foi realizar a análise econômica determinística do sistema de produção de novilhos em ciclo completo, terminados em confinamento ou pastagem cultivada aos 24 meses de idade, utilizando ou não a bonificação por qualidade das empresas frigoríficas. O experimento foi realizado utilizando dados via levantamento metanalítico de dados na região central do Rio Grande do Sul em planilhas do Microsoft Excel®. Os sistemas foram simulados considerando os bezerros e bezerras desmamados precocemente, aos três meses de idade, e terminados aos 24 meses de idade em confinamento ou pastagens cultivadas. Após o abate, foi realizada a análise econômica determinística. De acordo com os indicadores financeiros de retorno valor presente líquido (VPL), índice benefício:custo (IB:C) e retorno adicional sobre o investimento (ROIA) somente o sistema de terminação em pastagem mostrou retorno ao final do horizonte de planejamento, e a taxa interna de retorno (TIR), taxa interna de retorno modificada (TIRM) e o payback descontado (PBd) mostraram que este sistema possui um elevado risco de investimento. O sistema em confinamento mostrou resultados negativos como um projeto de investimento. Os maiores centros de custos foram os gastos com depreciação, alimentação e impostos. A bonificação por qualidade se mostrou uma alternativa interessante de retorno, porém não foi suficiente para tornar o sistema de confinamento um projeto viável.Palavras-chave: análise de risco; bioeconômico; indicadores econômicos; sistemas produtivos; viabilidade econômica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-27
Como Citar
ÁVILA, M. M. de; PACHECO, P. S.; PASCOAL, L. L. ANÁLISE ECONÔMICA DETERMINÍSTICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE NOVILHOS DE DOIS ANOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18034090. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-34090. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).