ASPECTOS HIGIENICO-SANITÁRIO NA OBTENÇAO DO LEITE NO ASSENTAMENTO ALEGRE NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA - TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.3382Palavras-chave:
manejo sanitario, instrução normativa, qualidade do leiteResumo
A produção de leite apresenta grande expressão econômica, sendo uma das grandes geradoras de emprego no meio rural brasileiro. No entanto, as pequenas propriedades leiteiras possuem dificuldades de se estabelecerem, diante das exigências impostas pelo mercado. A busca pela qualidade na cadeia produtiva do leite no Brasil tem gerado grandes debates. A Instrução Normativa nº. 51 (IN nº. 51), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instituiu regulamentos técnicos, fixando condições e requisitos mínimos higienico-sanitários para a obtenção e produção da matéria-prima. Este trabalho objetivou analisar os aspectos higiênico-sanitários na obtenção do leite no Assentamento Alegre, município de Araguaína, TO, verificando se o leite produzido obedecia aos padrões da IN nº. 51. Os dados utilizados são de natureza primária e foram obtidos mediante entrevistas diretas realizadas com 41 produtores rurais, em março de 2007. Os resultados obtidos mostram que as normas da IN nº. 51 não estavam sendo respeitadas em relação ao manejo empregado na ordenha, no que diz resepeito à higienização do ordenhador e dos utensílios. Verificou-se, além disso, que parte do leite produzido era entregue nos laticínios dentro dos prazos estabelecidos pela legislação. No entanto, a obtenção do leite precisa ser melhorada para que se possa adequar às exigências da IN nº. 51.
PALAVRAS-CHAVES: Instrução Normativa nº. 51, manejo sanitário, qualidade do leite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).