ANATOMIA MUSCULAR DO MEMBRO TORÁCICO DE Caiman crocodilus crocodilus (LINNAEUS, 1758) (CROCODYLIA: ALLIGATORIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab17233788Palavras-chave:
Crocodiliano, jacaretinga, miologia, músculo, répteisResumo
Dentre os crocodilianos brasileiros, Caiman crocodilus crocodilus apresenta ampla distribuição, haja vista sua adaptação a habitats diversificados e sua dieta generalista. Informações de caráter etológico e reprodutivo acerca desta espécie são abundantes, enquanto dados morfológicos são ainda escassos. Objetivou-se identificar e relatar os músculos e suas origens e inserções nos segmentos da cintura e membro torácico de C. crocodilus crocodilus. No estudo, foram utilizados dois exemplares machos, adultos, pertencentes ao acervo da UFG - Jataí. Para isto utilizaram-se métodos usuais em dissecação e posteriormente os músculos foram individualizados, descritos e sua origem e inserção determinadas. A musculatura de C. crocodilus crocodilus é conservativa, sendo similar a C. latirostris e A. mississippiensis. Os músculos da cintura peitoral apresentaram uma pequena variação dentre os crocodilianos avaliados. No membro torácico, o tríceps possui cinco ventres distintos e o bíceps apenas um. O grupo de flexores e extensores da região do ante-braço apresenta topografia similar aquela descrita para A. mississippiensis. Algumas diferenças na origem, inserção, classificação e topografia de alguns músculos flexores e extensores foram descritas. O segmento distal do membro apresentou mais variação, o que provavelmente reflete diferenças no padrão locomotor entre os crocodilianos.
Palavras-chave: Crocodiliano; jacaretinga; miologia,; músculo, répteis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).