OCORRÊNCIA DE EIMERIOSE EM BEZERROS CRIADOS EM PROPRIEDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR – NOTA CIENTÍFICA

Autores

  • Leandro Osokoski Hillesheim Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fagner Luiz da Costa Freitas Professor de Parasitologia Veterinária e Doenças Parasitárias dos Animais Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab17333327

Palavras-chave:

Parasoitologia

Resumo

A ocorrência de eimeriose foi pesquisada em 110 bezerros da raça holandesa pertencentes a dez propriedades de agricultura familiar. As amostras de fezes foram coletadas via retal e analisadas por métodos parasitológicos qualitativos e quantitativos. Amostras de fezes positivas para Eimeria sp. foram submetidas à esporulação in vitro para posterior  identificação microscópica da espécie. Todas as propriedades apresentaram positividade enteroparasitária por espécies do gênero Eimeria havendo uma prevalência de 48,2% dos animais parasitados. Foram identificadas oito espécies do gênero Eimeria, sendo E. Bovis, E. auburnensis e E. alabamensis as mais frequentes, com 23,6%, 11,8% e 9,1%, respectivamente. Animais com até seis meses de idade manejados de forma coletiva e a pasto apresentaram maior positividade enteroparasitária. A elevada prevalência de infecção parasitária em animais jovens, principalmente por coccidios de considerável patogenicidade, é indicador de falhas no manejo sanitário, sendo necessário criterioso monitoramento com uso de fármacos específicos para controlar infecções e reduzir perdas zootécnicas.
Palavras-chave: Bos taurus; eimeriose; Eimeria bovis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

HILLESHEIM, L. O.; COSTA FREITAS, F. L. da. OCORRÊNCIA DE EIMERIOSE EM BEZERROS CRIADOS EM PROPRIEDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR – NOTA CIENTÍFICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 472–481, 2016. DOI: 10.1590/cab17333327. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/33327. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária