COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CAPIM-MOMBAÇA (Panicum maximum Jacq.) SUBMETIDO À ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.3309Palavras-chave:
fertilização orgânica, minerais, pastagemResumo
Realizou-se o trabalho com o objetivo de avaliar a composição química de Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça fertilizado com dejetos líquidos de suínos (DLS) e adubo mineral na época das chuvas durante dois anos consecutivos. O experimento foi conduzido no período de outubro de 2004 a março de 2005 e no período de setembro de 2005 a abril de 2006. Utilizaram-se os seguintes tratamentos: Testemunha=reposição de 3,5 kg/ha de P2O5 e 18 kg/ha de K2O/t de massa seca de forragem colhida; TQ=reposição de 3,5 kg/ha de P2O5, 18 kg/ha de K2O/t de massa seca de forragem colhida e 300 kg de N/ha/ano; T100=100 m3/ha/ano de DLS; T150=150 m3/ha/ano de DLS; T200=200 m3/ha/ano de DLS. As fertilizações foram parceladas pelo número de cortes realizados em cada ano e aplicadas após cada corte. Os cortes foram realizados a cada 28 dias a 0,30 m do solo. Foram determinados os macrominerais (N, P, K, S, Ca, Mg) e os microminerais (Cu, Fe, Zn e Mn) em cada período avaliado. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com parcelas subdivididas no tempo. As parcelas foram constituídas pelos tratamentos de fertilização e as sub-parcelas pelos anos de avaliação. A composição química foi influenciada tanto pela fertilização com DLS e mineral, quanto pelos anos de avaliação. A melhor resposta foi com a dose de 200 m3/ha/ano de DLS.PALAVRAS-CHAVE: fertilização orgânica; minerais; pastagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-29
Como Citar
FREITAS, K. R.; ROSA, B.; NASCIMENTO, J. L. do; BORGES, R. T.; BARBOSA, M. M.; SANTOS, D. de C. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CAPIM-MOMBAÇA (Panicum maximum Jacq.) SUBMETIDO À ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 407–414, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.3309. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3309. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).