ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE SCHALM E DE CLAUSS NA DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DO FIBRINOGÊNIO EM EQÜINOS HÍGIDOS E COM CÓLICA

Autores

  • Paula Alessandra Di Filippo FCAV-Unep-Jaboticabal, SP.
  • Aureo Evangelista Santana FCAV, Unesp, Jaboticabal, SP.
  • Lia G. Rezende FMVZ, Unesp, Botucatu, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3265

Palavras-chave:

patologia clinica

Resumo

Foram comparadas, em oito diferentes momentos, duas técnicas de determinação da concentração plasmática do fibrinogênio em equinos hígidos (GI=20) e com cólica (GII=10): a técnica de Schalm, fundamentada na precipitação térmica do fibrinogênio a 56oC, e a técnica de Clauss, que envolve a polimerização da molécula de fibrinogênio. Em ambos os grupos e em todos os momentos de avaliação os valores médios obtidos por intermédio da técnica de Schalm foram superiores (P<0,05) àqueles obtidos pela técnica de Clauss. A diferença observada entre os dois métodos avaliados deve-se à interferência de inúmeros fatores inibidores do processo cinético atuantes no procedimento de Clauss. A hiperfibrinogenemia apresentada pelos animais com cólica (GII) entre o segundo e o quinto dias pós-operatório deve-se não somente ao trauma cirúrgico, mas também ao processo inflamatório e infeccioso da ferida cirúrgica. A análise seriada do fibrinogênio contribui de forma positiva e precoce no diagnóstico de processos inflamatórios e infecciosos em equinos com cólica. Diante de tais observações, recomenda-se o método de Schalm na determinação do fibrinogênio em equinos hígidos e com cólica, por ser de um procedimento simples, de fácil execução, baixo custo e com resultados coerentes.
PALAVRAS-CHAVES: Cólica, comparação de técnicas, equinos, fibrinogênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Alessandra Di Filippo, FCAV-Unep-Jaboticabal, SP.

Pós-graduanda do Departamento de Clinica e Cirurgia Veterinaria da FCAV, Unesp, Jaboticabal, SP.

Aureo Evangelista Santana, FCAV, Unesp, Jaboticabal, SP.

Professor Dr. Departamento de Clinica e Cirurgia Veterinaria da FCAV, Unesp. Jaboticabal, SP.

Lia G. Rezende, FMVZ, Unesp, Botucatu, SP.

Residente do laboratorio de patologia clinica da FMVZ, Unesp. Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2009-12-19

Como Citar

DI FILIPPO, P. A.; SANTANA, A. E.; REZENDE, L. G. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE SCHALM E DE CLAUSS NA DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DO FIBRINOGÊNIO EM EQÜINOS HÍGIDOS E COM CÓLICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1231–1236, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3265. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária