Estudo comparativo entre as técnicas de schalm e de clauss na determinação da concentração plasmática do fibrinogênio em eqüinos hígidos e com cólica

Autores

  • Paula Alessandra Di Filippo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Aureo Evangelista Santana Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Lia G. Rezende Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3265

Palavras-chave:

patologia clinica

Resumo

Foram comparadas, em oito diferentes momentos, duas técnicas de determinação da concentração plasmática do fibrinogênio em equinos hígidos (GI=20) e com cólica (GII=10): a técnica de Schalm, fundamentada na precipitação térmica do fibrinogênio a 56oC, e a técnica de Clauss, que envolve a polimerização da molécula de fibrinogênio. Em ambos os grupos e em todos os momentos de avaliação os valores médios obtidos por intermédio da técnica de Schalm foram superiores (P<0,05) àqueles obtidos pela técnica de Clauss. A diferença observada entre os dois métodos avaliados deve-se à interferência de inúmeros fatores inibidores do processo cinético atuantes no procedimento de Clauss. A hiperfibrinogenemia apresentada pelos animais com cólica (GII) entre o segundo e o quinto dias pós-operatório deve-se não somente ao trauma cirúrgico, mas também ao processo inflamatório e infeccioso da ferida cirúrgica. A análise seriada do fibrinogênio contribui de forma positiva e precoce no diagnóstico de processos inflamatórios e infecciosos em equinos com cólica. Diante de tais observações, recomenda-se o método de Schalm na determinação do fibrinogênio em equinos hígidos e com cólica, por ser de um procedimento simples, de fácil execução, baixo custo e com resultados coerentes.
PALAVRAS-CHAVES: Cólica, comparação de técnicas, equinos, fibrinogênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-19

Como Citar

FILIPPO, P. A. D.; SANTANA, A. E.; REZENDE, L. G. Estudo comparativo entre as técnicas de schalm e de clauss na determinação da concentração plasmática do fibrinogênio em eqüinos hígidos e com cólica. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1231–1236, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3265. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária