COMPOSIÇÃO QUÍMICA-BROMATOLÓGICA DO CAPIM-TANZÂNIA EM FUNÇÃO DE DOSES DE NITROGÊNIO, POTÁSSIO E ENXOFRECOMPOSIÇÃO QUÍMICA-BROMATOLÓGICA DO CAPIM-TANZÂNIA EM FUNÇÃO DE DOSES DE NITROGÊNIO, POTÁSSIO E ENXOFRE

Autores

  • Kátia Aparecida de Pinho Costa
  • Aldi Fernandes de Souza França
  • Itamar Pereira de Oliveira
  • Francisco Antonio Monteiro
  • José Alexandre Freitas Barigossi

Resumo

O experimento foi realizado na Fazenda Modelo do Departamento de Produção Animal da Escola de Veterinária, com o objetivo de foi avaliar a composição bromatológica e química do capim-Tanzânia em função de doses de nitrogênio (N), potássio (K) e enxofre (S). Foram aplicados em cobertura 150, 300 e 450 kg/ha da formulação N:K, com 20,40 e 60 kg/ha de S. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 3 com três repetições. O período de avaliação da forrageira foi de um ano. Foram realizados três cortes no período das águas e dois cortes no período da seca. As coletas das amostras foram realizadas com auxílio de um quadrado de ferro de1m2, e a forragem foi cortada a uma altura de 30 cm acima do solo. O material, após ser identificado e pesado, foi enviado ao laboratório, onde foram realizadas as análises bromatológicas para determinação de PB, MS, FDN e FDA e análise química para determinação do S, P, K, Ca, Mg, Zn,Cu, Mn e Fe . Os teores PB e FDN não foram influenciados pelas doses aplicadas de N:K e S nos períodos avaliados. A percentagem de MS variou com as doses de N:K aplicadas no período da seca e a FDA na época das águas. O P e o Mge Cu foram influenciados pelas doses de N:K no período das águas e apenas o S na época da seca. O K foi influenciado pelas doses de S nas águas e na seca, e o K e Fe foram influenciados pela interação N:K x S. PALAVRAS-CHAVE: Absorção, composição bromatológica, macronutrientes, micronutrientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-27

Como Citar

COSTA, K. A. de P.; FRANÇA, A. F. de S.; OLIVEIRA, I. P. de; MONTEIRO, F. A.; BARIGOSSI, J. A. F. COMPOSIÇÃO QUÍMICA-BROMATOLÓGICA DO CAPIM-TANZÂNIA EM FUNÇÃO DE DOSES DE NITROGÊNIO, POTÁSSIO E ENXOFRECOMPOSIÇÃO QUÍMICA-BROMATOLÓGICA DO CAPIM-TANZÂNIA EM FUNÇÃO DE DOSES DE NITROGÊNIO, POTÁSSIO E ENXOFRE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 83–91, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/324. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Produção Animal