SUPLEMENTAÇÃO DE GLICEROL OU DE LECITINA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ÁCIDOS GRAXOS LIVRES EM DIETAS PARA FRANGOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.3200Palavras-chave:
desempenho, emulsificação, lecitina, metabolismo, óleo ácido de sojaResumo
Realizou-se um experimento com 95 frangos de corte machos de 24 dias de idade, de linhagem comercial, submetidos a 18+1 tratamentos e cinco repetições. Testaram-se três níveis de inclusão de ácidos graxos livres (AGL), pelo uso de óleo degomado de soja (ODS), óleo ácido de soja (OAS) e a mistura entre os dois óleos (50:50%), em dois níveis de inclusão de óleo (4 e 8%) na dieta basal e a suplementação glicerol ou lecitina (0,5%) em substituição ao amido. Desenvolveu-se o ensaio em oito dias, com avaliação do desempenho das aves, do coeficiente de metabolizabilidade da matéria seca (CMMS), da gordura bruta (CMGB) e da energia bruta (CMEB) das dietas e comparação dos óleos e suplementos. O desempenho e o metabolismo não foram afetados (P>0,05) pelos níveis de AGL ou suplementos testados. Observou-se que o uso de lecitina proporcionou melhor aproveitamento da gordura bruta adicionada às dietas (P<0,01), independentemente do nível de AGL, e que as aves aproveitaram de forma semelhante o ODS e OAS. Conclui-se que tanto ODS quanto OAS são boas fontes de gordura para frangos de corte e que a suplementação de lecitina pode melhorar o aproveitamento da gordura bruta adicionada à dieta.PALAVRAS-CHAVES: Desempenho, emulsificação, lecitina, metabolismo, óleo ácido de soja.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
RABER, M. R.; RIBEIRO, A. M. L.; KESSLER, A. de M.; ARNAIZ, V. SUPLEMENTAÇÃO DE GLICEROL OU DE LECITINA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ÁCIDOS GRAXOS LIVRES EM DIETAS PARA FRANGOS DE CORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 745–753, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.3200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3200. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).