ASPECTOS HISTOPATOLÓGICOS DO SISTEMA URINÁRIO DE MATRIZES SUÍNAS DESCARTADAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i2.320Resumo
O impacto da suinocultura sobre a economia mundial, especialmente no Brasil, onde cada vez mais a produção tem sido dirigida para a escala industrial, torna indispensável o controle rigoroso de doenças que afetam o rendimento econômico; entre essas, aquelas associadas à reprodução, tal como a infecção urinária (IU), são as mais importantes. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de descrever as alterações histopatológicas do sistema urinário de matrizes descartadas sem causa definida. As 35 fêmeas examinadas eram provenientes de cinco granjas localizadas no estado de Goiás. Nos laboratórios da EV/UFG foram feitos os exames histopatológicos. De 35 amostras examinadas, em relação ao exame histopatológico, em 9 fêmeas (25,7%) verificaram-se rins e bexigas normais; nas demais (26, 74,3%), observaram-se alterações teciduais,com predomínio da combinação de cistite e nefrite intersticial (10/35, 28,6%). PALAVRAS-CHAVE: Suínos, infecção urinária, histopatológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-26
Como Citar
PÔRTO, R. N. G.; SOBESTIANSKY, J.; MATOS, M. P. C.; MEIRINHOS, M. L. G. ASPECTOS HISTOPATOLÓGICOS DO SISTEMA URINÁRIO DE MATRIZES SUÍNAS DESCARTADAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 109–112, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i2.320. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/320. Acesso em: 10 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).