SUBSTITUIÇÃO DO MILHO TRITURADO POR CASCA DE SOJA EM DIETAS PARA VACAS MESTIÇAS EM LACTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3175Palavras-chave:
Nutrição de Bovinos de LeiteResumo
Objetivou-se avaliar a produção e composição do leite quando a casca de soja foi utilizada para substituir o milho triturado na dieta de doze vacas mestiças em lactação, distribuídas em quatro quadrados latinos 3x3. Adicionou-se a casca de soja dieta (21%, 30,1% e 39,3% do total da matéria seca) para reduzir progressivamente a porcentagem de milho triturado (24%, 15% e 5,8% do total da matéria seca). Não houve diferenças (P>0,05) para a produção de leite sem e com correção para 3,5% de gordura, teores de proteína (3,26 g/100 g) e de lactose no leite (4,67 g/100 g). Já os teores de gordura e de sólidos totais no leite aumentaram linearmente com o aumento da quantidade de casca de soja adicionada na dieta (P<0,01). Também foi observado aumento linear na concentração de nitrogênio ureico no leite à medida que a quantidade de casca de soja (P<0,01) foi elevada. Concluiu-se que a substituição do milho triturado por casca de soja não afetou a produção de leite, porém houve aumento no teor de sólidos totais, especificamente no teor de gordura.PALAVRAS-CHAVES: Nitrogênio ureico no leite, produção e composição do leite, subprodutos de agroindústria.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
LIMA, M. L. M.; FERNANDES, J. J. de R.; CARVALHO, E. R. de; SANTOS, S. de C.; DA ROCHA, F. M.; LIMA, D. de A. SUBSTITUIÇÃO DO MILHO TRITURADO POR CASCA DE SOJA EM DIETAS PARA VACAS MESTIÇAS EM LACTAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1037–1043, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3175. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3175. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).