OVOS E LARVAS DE HELMINTOS EM CAIXAS DE AREIA DE CRECHES, ESCOLAS MUNICIPAIS E PRAÇAS PÚBLICAS DE CUIABÁ, MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.3150Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
As áreas de lazer são de uso frequente na educação infantil. Entretanto, elas podem estar contaminadas por fezes de cães e gatos, predispondo os seus usuários à aquisição de diversas zoonoses. O presente estudo avaliou a ocorrência dos agentes de larva migrans visceral e cutânea em 20 creches, 36 escolas municipais e 10 praças públicas de Cuiabá, Mato Grosso, no período de junho a novembro de 2006. As amostras de areia e solo foram coletadas em cinco pontos distintos da área de estudo, armazenadas em sacos plásticos e enviadas ao HOVET-UFMT, para imediato processamento através das técnicas de Willis-Mollay, Hoffmann, Pons e Janer e Baermann. Das instituições pesquisadas, em duas creches, cinco escolas e uma praça pública encontraram-se larvas filariformes e/ou rabtidiformes da área de recreação. O risco de transmissão de larva migrans visceral nas creches estudadas pode ser considerado pequeno, uma vez que não se observou a presença de ovos de Toxocara spp. nas amostras analisadas. Porém, há o risco de infecção das crianças por larva migrans cutânea nesses locais. Dessa forma, há necessidade de desenvolver novos estudos, para determinar as principais fontes de infecção dessa zoonose às crianças matriculadas nas creches e escolas municipais de Cuiabá.PALAVRAS-CHAVES: Ancylostoma sp., creches, escolas municipais, praças públicas, Toxocara sp.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-23
Como Citar
SOUSA, V. R.; ALMEIDA, A. F.; CÂNDIDO, A. C.; BARROS, L. A. OVOS E LARVAS DE HELMINTOS EM CAIXAS DE AREIA DE CRECHES, ESCOLAS MUNICIPAIS E PRAÇAS PÚBLICAS DE CUIABÁ, MT. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 390–395, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.3150. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3150. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).