IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CLÍNICA NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA PERIODONTAL EM CÃES DA RAÇA PASTOR ALEMÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i1.315Resumo
As doenças periodontais resultam de resposta inflamatória progressiva do hospedeiro ao acúmulo de placa bacteriana, incluindo os metabólitos no dente e nos tecidos gengivais. Assim, avaliou-se, clinicamente, o periodonto de cães da raça Pastor Alemão, levando-se em consideração presença de tártaro, sangramento à sondagem e mobilidade dentária em animais com sítios saudáveis e com doença periodontal. Para isso, utilizaram-se 29 cães,da raça Pastor Alemão, com idade variando de três a seis anos. Clinicamente, 27 (93,10%) cães apresentavam vários sítios com sintomatologia clínica de doença periodontal e somente dois apresentavam sítios saudáveis. Os dentes mais acometidos foram os molares, os pré-molares e os caninos,com sinais clínicos mais intensos nas superfícies dentárias e maior acúmulo de tártaro e placa bacteriana. Os resultados demonstraram a necessidade de se proceder a uma limpeza preventiva dos dentes, para proporcionar maior saúde para os cães. PALAVRAS-CHAVE: Periodonto, cães, dente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-26
Como Citar
BRAGA, C. A. da S. B.; REZENDE, C. M. de F.; COSTA, J. E.; SILVA, L. A. F. da; FARIAS, L. de M.; CARVALHO, M. A. R. de. IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CLÍNICA NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA PERIODONTAL EM CÃES DA RAÇA PASTOR ALEMÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 35–40, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i1.315. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/315. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).