QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DE OVOS CONTAMINADOS COM Pseudomonas aeruginosa E ARMAZENADOS EM TEMPERATURA AMBIENTE OU REFRIGERADOS

Autores

  • Fernanda Rodrigues Mendes
  • Nadja Susana Mogyca Leandro Escola de Veterinaria e Zootecnia- ufg
  • Maria Auxiliadora Andrade EVZ-UFG
  • Marcos Barcellos Cafe EVZ-UFG
  • Eliete Souza Santana EVZ-UFG
  • José Henrique Stringhini EVZ-UFG

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v15i4.31244

Palavras-chave:

, contaminação bacteriana, estocagem, ovos comerciais, refrigeração

Resumo

Objetivou-se verificar o efeito da sanitização e da temperatura de armazenamento sobre a qualidade bacteriológica de ovos contaminados experimentalmente com Pseudomonas aeruginosa. Foram utilizados 240 ovos brancos em esquema fatorial 2 x 2  (lavados ou não e refrigerados ou não).  Os ovos foram sanitizados com água quente contendo clorhexidina 20% e teor ativo 8% de cloro. Após a sanitização, foram contaminados com 1,5 x 105 unidades formadoras de colônia (UFCs) de Pseudomonas aeruginosa/mL de solução e armazenados a 5 oC ou 25 oC por 30 dias. A cada dez dias foram realizadas análises bacteriológicas e contagens de Pseudomonas aeruginosa na casca e conteúdo. Foi realizada análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Pseudomonas aeruginosa foi isolada da casca e do conteúdo em todos os ovos, independentemente dos tratamentos. No entanto, quando os ovos foram sanitizados e armazenados a 5 ºC apresentaram menor contagem bacteriana na casca e no conteúdo. Houve alta correlação entre Pseudomonas aeruginosa presente na casca com a presença no conteúdo do ovo quando os ovos não foram sanitizados e resfriados. Concluiu-se que para reduzir o crescimento bacteriano de Pseudomonas aeruginosa, os ovos devem ser sanitizados e mantidos a 5 ºC durante o armazenamento de 30 dias.

PALAVRAS-CHAVE: contaminação bacteriana; estocagem; ovos comerciais; temperatura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Susana Mogyca Leandro, Escola de Veterinaria e Zootecnia- ufg

Departamento de produção animal

área de avicultura

Maria Auxiliadora Andrade, EVZ-UFG

Departamento de Preventiva

microbiologia

área avicultura

Marcos Barcellos Cafe, EVZ-UFG

Departamento de produção animal
área de avicultura

Eliete Souza Santana, EVZ-UFG

Departamento de Preventiva

José Henrique Stringhini, EVZ-UFG

Departamento de produção animal

área de nutricao de monogástricos

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

MENDES, F. R.; LEANDRO, N. S. M.; ANDRADE, M. A.; CAFE, M. B.; SANTANA, E. S.; STRINGHINI, J. H. QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DE OVOS CONTAMINADOS COM Pseudomonas aeruginosa E ARMAZENADOS EM TEMPERATURA AMBIENTE OU REFRIGERADOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 444–450, 2014. DOI: 10.1590/cab.v15i4.31244. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/31244. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal