CORREÇÃO DA ESTENOSE DO DUCTO PAPILAR DE VACAS LEITEIRAS COM INSTRUMENTO CIRÚRGICO EM FORMA DE LANCETA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i1.312Resumo
A estenose do ducto papilar é uma lesão que causa dificuldade para a ordenha manual, e por isso é uma das principais causas de descarte de vacas leiteiras. Oitenta vacas, com idade variando de três a onze anos, no período entre 30 e 60 dias após parto, foram alocadas em três grupos assim constituídos: GI (controle) – 40 fêmeas sem estenose do ducto papilar; GII, 20 animais submetidos a procedimento cirúrgico, sem tratamento medicamentoso durante o período pós-operatório; GIII, 20 animais submetidos a procedimento cirúrgico, seguido da aplicação de gentamicina intramamária por sete dias. Para a correção cirúrgica da estenose, utilizou-se um instrumento de aço inoxidável com cabo de 15 cm, provido de lâmina em forma de lanceta, com dois centímetros em seu eixo longitudinal e um centímetro em seu eixo transversal e dotada de bordas laterais cortantes. As intervenções cirúrgicas foram realizadas com os animais em posição quadrupedal, com o teto repleto, e as incisões praticadas sempre em um único sentido e de uma só vez. Os animais foram avaliados, diariamente, por 60 dias, para observação da recuperação e de possíveis complicações pós-operatórias. Durante esse período, observou-se, nos grupos II e III, recidiva de estenose do ducto papilar em dois animais, hemorragia em seis, presença de mastite clínica em três, mastite sub clínica em dez, jato disperso em dois e incontinência láctea em um. Não houve diferença significativa para a ocorrência de mastite clínica e subclínica. O procedimento cirúrgico foi eficaz em 87,5%dos animais operados e pode constituir-se em uma alternativa para correção de estenose do ducto papilar em vacas leiteiras. PALAVRAS-CHAVE: Teto, estenose, cirurgia, bovino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-26
Como Citar
GORDO, J. M. L.; SILVA, L. A. F. da; OLIVEIRA, K. de S.; GARCIA, D. P.; MEIRINHOS, M. L. G. CORREÇÃO DA ESTENOSE DO DUCTO PAPILAR DE VACAS LEITEIRAS COM INSTRUMENTO CIRÚRGICO EM FORMA DE LANCETA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 55–59, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i1.312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/312. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).