EFEITOS CLÍNICOS E COMPORTAMENTAIS PROMOVIDOS PELA INJEÇÃO INTRAVENOSA DE MORFINA EM EQUINOS PURO SANGUE ÁRABE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.3116Palavras-chave:
Anestesiologia, Opióides, Morfina, EqüinosResumo
O uso sistêmico de morfina em equinos é bastante controverso e ainda exige a realização de mais estudos. Na literatura não existem relatos sobre o uso intravenoso de morfina em cavalos da raça Puro Sangue Árabe e, assim, doze animais foram selecionados e divididos entre os grupos GC (5mL NaCl 09%, iv) ou GM (0,1mg/Kg morfina, iv). Realizou-se aferição basal em T-20 e T-10, sendo os fármacos injetados em T0 e novas mensurações feitas em T30min, T60min, T90min, T2h, T3h, T6h, T12h e T24h. Os parâmetros avaliados incluíram frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal, altura de cabeça em relação ao solo, ptose palpebral e labial, motilidade intestinal e ataxia. Além disso, verificaram-se o tempo de latência para urinar e defecar e a porcentagem de animais que urinaram ou defecaram. Não houve diferença significativa nos parâmetros avaliados, exceto na motilidade intestinal, que apresentou redução de T30 a T2h nos animais tratados com morfina. Assim, conclui-se que a aplicação intravenosa de morfina (0,1mg/Kg) foi segura e não gerou alterações clínicas ou comportamentais severas nos cavalos Puro Sangue Árabe.PALAVRAS-CHAVES: Equinos, morfina, Puro Sangue Árabe.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
GUIRRO, E. C. B. do P.; PEROTTA, J. H.; VALADÃO, C. A. A. EFEITOS CLÍNICOS E COMPORTAMENTAIS PROMOVIDOS PELA INJEÇÃO INTRAVENOSA DE MORFINA EM EQUINOS PURO SANGUE ÁRABE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 853–859, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.3116. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3116. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).