FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum EM BEZERRAS E NOVILHAS DE REBANHOS LEITEIROS NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG.
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.3032Palavras-chave:
Sanidade animal, Protozoologia de ParasitosResumo
O objetivo deste estudo foi determinar a frequência de anticorpos anti-Neospora caninum e os fatores de risco associados a soropositividade em bovinos de dezoito rebanhos leiteiros da microrregião de Lavras, sul de Minas Gerais. Para isso, coletaram-se 534 amostras de soros de bezerras (maiores de três meses idade) e novilhas até 24 meses de idade, e dividiram-se em dois grupos de acordo com a produção de leite da fazenda: grupo A (<1.000 litros de leite/dia) e grupo B (>1.000 litros de leite/dia). A sorologia foi realizada por meio da reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e como ponto de corte o título de 1:200. Realizaram-se as análises descritivas de todas as variáveis deste estudo no programa SPSS 12.0 for Windows. Testou-se a associação entre níveis de positividade para N. caninum nos rebanhos com as variáveis coletadas por meio de questionário, mediante o Teste Exato de Fisher e, para testar a diferença de médias, utilizou-se o Teste T de Student. A frequência nos rebanhos foi de 100% (18/18). A frequência média global de animais infectados por N. caninum foi de 46,25% (247/534) e 43,66% (93/213), para fazendas do grupo A, e de 47,97% (154/321) para o grupo B. Não se registrou diferença significativa (p>0,05) entre os dois grupos, nem entre os fatores de risco e a soropositividade para N. caninum. A infecção por N. caninum está amplamente distribuída entre bezerras e novilhas de rebanhos leiteiros da microrregião de Lavras, sul de Minas Gerais.PALAVRAS-CHAVES: Anticorpos, Neospora caninum, imunofluorescência indireta, bovinos.
PALAVRAS-CHAVE: anticorpos, Neospora caninum, imunofluorescência indireta, bovinos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-03
Como Citar
SANTOS, R. R. D.; GUIMARES, A. M.; ROCHA, C. M. B. M.; HIRSCH, C. FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum EM BEZERRAS E NOVILHAS DE REBANHOS LEITEIROS NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 271–280, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.3032. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3032. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).