AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE AMPLIFICAÇÃO DE MARCADORES RAPD EM BANDOS DE QUEIXADA (Tayassu pecari) DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v4i1.301Resumo
A análise da variabilidade genética das espécies nativas passou a ter hoje um papel de destaque na definição das estratégias de conservação e manejo de populações naturais, dentro de um contexto de pecuária alternativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o padrão de amplificação de diversos primers de marcador tipo RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA) a fim de fazer uma seleção com base na resolução das bandas no gel e no nível de polimorfismo encontrado para cada primer, para bandos de queixada (Tayassu pecari) na região do Parque Nacional das Emas, GO. Foram amplificados 40 primers utilizando-se reações de PCR a partir do DNA de 18 indivíduos. Os fragmentos amplificados foram analisados por eletroforese em gel de agarose. Trinta primers foram amplificados com sucesso, fornecendo um total de 203 locos, com uma média de 7 locos por primer. Considerando os dois bandos analisados, cerca de 72% dos locos são polimórficos. A análise de variância molecular (AMOVA) realizada para todos os locos mostrou que existe uma tendência de estruturação da variabilidade genética nos bandos, com um fST igual a 0,081 (P=0,07). Uma análise de coordenadas principais confirma esses resultados, sugerindo que a espécie tende a formar bandos que podem ser unidades reprodutivas. PALAVRAS-CHAVE: Divergência genética, queixadas, RAPD, Tayassu pecari.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-26
Como Citar
TELLES, M. P. de C.; RESENDE, L. V.; SOARES, T. N.; RODRIGUES, F. M.; JÁCOMO, A. T. de A.; SILVEIRA, L. AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE AMPLIFICAÇÃO DE MARCADORES RAPD EM BANDOS DE QUEIXADA (Tayassu pecari) DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 7–14, 2006. DOI: 10.5216/cab.v4i1.301. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/301. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).