EFEITO DA ALTURA DO COMEDOURO TUBULAR SOBRE O DESEMPENHO E QUALIDADE DE CARCAÇA EM FRANGOS DE CORTE NO PERÍODO DE 28 A 42 DIAS DE IDADE

Autores

  • Victor Fernando Buttow Roll Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Antonio Dai Prá Perdigão Agroindustrial S/A
  • Eduardo Gonçalves Xavier Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Teresa Osório Universidade Federal de Pelotas
  • Erico Kunde Correa
  • Marta Helena Dias da Silveira
  • Marcos Antonio Anciuti Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça
  • Fernando Rutz Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.2989

Palavras-chave:

frangos, comedouros tubulares, carcaça, microbiologia, alimento

Resumo

Com este trabalho objetivou-se verificar a influência da regulagem da altura dos comedouros tubulares no desempenho e na qualidade de carcaça de frangos de corte, e nas características microbiológicas da ração no período de 28 a 42 dias de idade. alojaram-se 880 frangos de corte fêmeas Ross em 40 boxes (repetições) com 22 aves cada (11 aves/m²). As aves foram submetidas a duas alturas de comedouro em dois períodos diferentes (28 – 35 dias de idade – comedouro alto (CAL): borda superior do comedouro a 20 cm do solo; comedouro baixo (CB): borda superior a 11 cm do solo; 36 a 42 dias de idade – CAL: borda superior a 25 cm do solo, CB: borda superior a 11 cm do solo). Utilizou-se o delineamento completamente casualizado, e as médias das variáveis respostas foram comparadas pelo teste ‘t’ de Student. No período de 28 a 42 dias de idade, não se encontraram diferenças significativas nas variáveis produtivas que justifiquem a utilização de comedouro regulado à altura do dorso das aves, conforme recomenda a grande maioria das guias de manejo. Foram encontradas menor porcentagem de gordura intermuscular nas coxas e maior de músculo nas sobrecoxas nas aves alimentadas com CB. Observou-se, também, maior quantidade de material de cama dentro dos comedouros no tratamento CB ao final do experimento, ainda que esta variável não tenha influenciado significativamente a qualidade microbiológica da ração.
PALAVRAS-CHAVES: Alimento, gordura, microbiologia, músculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Fernando Buttow Roll, Universidade Federal de Pelotas

Dr. em Produção Animal. Depto de Zootecnia.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

ROLL, V. F. B.; DAI PRÁ, M. A.; XAVIER, E. G.; OSÓRIO, M. T.; CORREA, E. K.; DA SILVEIRA, M. H. D.; ANCIUTI, M. A.; RUTZ, F. EFEITO DA ALTURA DO COMEDOURO TUBULAR SOBRE O DESEMPENHO E QUALIDADE DE CARCAÇA EM FRANGOS DE CORTE NO PERÍODO DE 28 A 42 DIAS DE IDADE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 764–769, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.2989. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2989. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal