EFEITO DA ALTURA DO COMEDOURO TUBULAR SOBRE O DESEMPENHO E QUALIDADE DE CARCAÇA EM FRANGOS DE CORTE NO PERÍODO DE 28 A 42 DIAS DE IDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.2989Palavras-chave:
frangos, comedouros tubulares, carcaça, microbiologia, alimentoResumo
Com este trabalho objetivou-se verificar a influência da regulagem da altura dos comedouros tubulares no desempenho e na qualidade de carcaça de frangos de corte, e nas características microbiológicas da ração no período de 28 a 42 dias de idade. alojaram-se 880 frangos de corte fêmeas Ross em 40 boxes (repetições) com 22 aves cada (11 aves/m²). As aves foram submetidas a duas alturas de comedouro em dois períodos diferentes (28 – 35 dias de idade – comedouro alto (CAL): borda superior do comedouro a 20 cm do solo; comedouro baixo (CB): borda superior a 11 cm do solo; 36 a 42 dias de idade – CAL: borda superior a 25 cm do solo, CB: borda superior a 11 cm do solo). Utilizou-se o delineamento completamente casualizado, e as médias das variáveis respostas foram comparadas pelo teste ‘t’ de Student. No período de 28 a 42 dias de idade, não se encontraram diferenças significativas nas variáveis produtivas que justifiquem a utilização de comedouro regulado à altura do dorso das aves, conforme recomenda a grande maioria das guias de manejo. Foram encontradas menor porcentagem de gordura intermuscular nas coxas e maior de músculo nas sobrecoxas nas aves alimentadas com CB. Observou-se, também, maior quantidade de material de cama dentro dos comedouros no tratamento CB ao final do experimento, ainda que esta variável não tenha influenciado significativamente a qualidade microbiológica da ração.PALAVRAS-CHAVES: Alimento, gordura, microbiologia, músculo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-20
Como Citar
ROLL, V. F. B.; DAI PRÁ, M. A.; XAVIER, E. G.; OSÓRIO, M. T.; CORREA, E. K.; DA SILVEIRA, M. H. D.; ANCIUTI, M. A.; RUTZ, F. EFEITO DA ALTURA DO COMEDOURO TUBULAR SOBRE O DESEMPENHO E QUALIDADE DE CARCAÇA EM FRANGOS DE CORTE NO PERÍODO DE 28 A 42 DIAS DE IDADE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 764–769, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.2989. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2989. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).