CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO E PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DAS BACTÉRIAS ISOLADAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.2988Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Avaliou-se a contaminação ambiental no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (HV-UPF) e realizaram-se testes de eficiência de desinfetantes e antibiogramas com as bactérias isoladas. A contaminação ambiental foi inferior à recomendação da APHA de 30 ufc/cm2 (sedimentação simples) e 2 ufc/cm2 (swabs), mas isolaram-se Staphylococcus aureus, S. epidermidis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Enterobacter agglomerans e Arcanobacterium pyogenes. Os princípios ativos testados foram álcool 70%, amônia quaternária 3,5% e hipoclorito de sódio. O hipoclorito mostrou-se ineficaz contra as bactérias testadas, o álcool 70% foi ineficaz contra a E. aglomerans e S. epidermidis com trinta segundos de contato e a amônia quaternária 3,5% foi ineficaz contra a E.coli nos tempos de trinta segundos, um e cinco minutos e a P. aeruginosa após trinta segundos de contato. No teste de sensibilidade a antimicrobianos, 100% dos S. epidermidis foram resistentes à penicilina G, à oxacilina e ao cloranfenicol; 66,6% à ciprofloxacina, à cefepime e à rifamicina B, e 33,3% à eritromicina, ao sulfametoxazol+trimetoprim e à gentamicina. Já o TSA das demais bactérias isoladas revelou multirresistência. A contaminação ambiental no HV-UPF foi diminuída a níveis aceitáveis com os procedimentos de higienização adotados, mas isolaram-se do ambiente hospitalar bactérias patogênicas e com potencial de multirresistência.PALAVRAS-CHAVES: Antibiograma, desinfetantes, veterinária.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-23
Como Citar
SANTOS, L. R. dos; SCALCO NETO, J. F.; RIZZO, N. N.; BASTIANI, P. V.; RODRIGUES, L. B.; BARCELLOS, H. H. de A.; BRUN, M. V. CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO E PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DAS BACTÉRIAS ISOLADAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 384–389, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.2988. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2988. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).