COMPORTAMENTO INGESTIVO E DE ATIVIDADES DE NOVILHOS CONFINADOS COM SILAGENS DE MILHO DE DIFERENTES TAMANHOS DE PARTÍCULA E ALTURAS DE COLHEITA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.2987Palavras-chave:
Pastagens, bovinos, nutrição animalResumo
O experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito do tamanho de partícula (pequena: entre 0,2 e 0,6 cm ou grande: entre 1 e 2 cm) e da altura de corte de plantas de milho colhidas para ensilagem (baixo:15,2 cm ou alto: 38,6 cm), sobre o comportamento ingestivo e das atividades de novilhos confinados, constituindo-se os tratamentos: TPB – silagem de partícula pequena com altura de corte baixo; TGB – silagem de partícula grande com altura de corte baixo; TPA – silagem de partícula pequena com altura de corte alto; e TGA – silagem de partícula grande com altura de corte alto. A relação volumoso:concentrado foi de 62,7%:37,3%. Não se detectou diferença significativa entre os tratamentos no tempo gasto pelos animais na atividade de consumo alimentar (4,19; 4,03; 4,13 e 4,01 h, respectivamente). Houve interação significativa entre altura de colheita e tamanho de partículas para a atividade de ruminação. Nas silagens de corte alto o tempo gasto com ruminação foi significativamente maior para partículas grandes (9,47 h) em relação às partículas pequenas (7,98 h), porém, no corte baixo, a diferença entre partículas grandes (9,04 h) e pequenas (8,73 h) não foi significativa.PALAVRAS-CHAVES: Capacidade de seleção, comportamento animal, separador de partículas, tempo de ruminação, tempo de ócio.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
NEUMANN, M.; RESTLE, J.; MÜHLBACH, P. R. F. F.; NÖRNBERG, J. L.; ROMANO, M. A.; LUSTOSA, S. B. C. COMPORTAMENTO INGESTIVO E DE ATIVIDADES DE NOVILHOS CONFINADOS COM SILAGENS DE MILHO DE DIFERENTES TAMANHOS DE PARTÍCULA E ALTURAS DE COLHEITA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 462–473, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.2987. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2987. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).