COMPARAÇÃO DO MÉTODO DA AMPUTAÇÃO DO II E III METACARPIANOS (PINIONING) E DA TERMOCAUTERIZAÇÃO PARA COIBIR O VÔO EM POMBOS (Columbia livia)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v4i1.293Resumo
Esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito da termocauterização do folículo após a remoção das penas rêmiges primárias e da amputação do II e III metacarpianos (pinioning) para coibir o vôo em pombos (Columba livia). Foram utilizadas trinta aves adultas, distribuídas de forma igualitária entre machos e fêmeas. Os animais foram alocados ao acaso em três grupos de dez animais. Nas aves do grupo 1 utilizou-se a técnica de pinioning; nas do grupo 2 praticou-se a termocauterização do folículo após a remoção das penas rêmiges primárias. O grupo 3 foi utilizado como controle. Quando se utilizou a técnica de pinioning, não houve crescimento das penas rêmiges primárias, exceto em um pássaro (10%), em que os ossos foram amputados no ponto médio entre as articulações carpo-metacarpo e falange. No grupo em que se utilizou a termocauterização, observaramse no pós-operatório necrose e sinais típicos de queimaduras, além de reposição parcial ou total das penas rêmiges primárias. Nesse grupo duas aves voaram normalmente, três voaram com dificuldade, duas alçaram vôos baixos e curtos e três não voaram. Avaliando os dois procedimentos, concluiu-se que a técnica de pinioning coibiu o vôo em 100% das aves operadas enquanto a termocauterização só coibiu 20%. PALAVRAS-CHAVE: Asa, pinionig, termocauterização, pombo (Columbia livia).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-25
Como Citar
SILVA, L. A. F. da; MENEZES, L. B. de; BATISTA, A. da S.; SILVA, E. B. da; TRINDADE, B. R.; FIORAVANTI, M. C. S.; TRINDADE, A. M. de; BRITO, A. B. de. COMPARAÇÃO DO MÉTODO DA AMPUTAÇÃO DO II E III METACARPIANOS (PINIONING) E DA TERMOCAUTERIZAÇÃO PARA COIBIR O VÔO EM POMBOS (Columbia livia). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 85–90, 2006. DOI: 10.5216/cab.v4i1.293. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/293. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).