DISTRIBUIÇÃO ARTERIAL DOS PRINCIPAIS VASOS DA CAVIDADE CELOMÁTICA EM Kinosternon sorpioides
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.2909Palavras-chave:
Anatomia, Artérias, Kinosternon scorpioidesResumo
Descreveu-se a distribuição arterial dos principais vasos da cavidade celomática de seis exemplares de Kinosternon scorpioides scorpioides, adultos. O circuito arterial foi preenchido com látex corado e os espécimes dissecados foram fixados em solução de formaldeído a 10%. Evidenciou-se que a irrigação dos principais órgãos da cavidade celomática, a partir das aortas, esquerda e direita, formam a aorta dorsal. A aorta esquerda dividiu-se em ramos celíaco e o mesentérico do ramo celíaco derivou duas artérias gástricas. A artéria mesentérica respondeu pela irrigação dos segmentos dos intestinos delgado e grosso, e contribuiu na irrigação do baço através da artéria esplênica. A aorta direita anastomosa-se à esquerda formando a aorta dorsal. Esta, por sua vez, irrigou os rins e órgãos genitais femininos e masculinos e finaliza-se como artérias ilíacas comuns direita e esquerda. Concluiu-se que, em Kinosternon s. scorpioides, a origem e o trajeto das aortas apresentaram semelhança com outras espécies de quelônios, com variações no que se refere à distribuição dos seus ramos primários.
PALAVRAS-CHAVES: Anatomia, artérias, Kinosternon scorpioides scorpioides.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).