DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FRANGOS DE CORTE ALIMENTADOS COM RAÇÃO CONTENDO PROBIÓTICO E CRIADOS SOBRE CAMA NOVA OU REUTILIZADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.2905Palavras-chave:
Avicultura, nutriçãoResumo
Três experimentos foram desenvolvidos com o objetivo de avaliar o desempenho e as características de carcaça de frangos de corte, criados sobre cama nova ou reutilizada, por até quatro ciclos e consumindo rações com ou sem probiótico. Utilizaram-se, em cada experimento, oitocentos pintos de um dia, machos, da linhagem comercial Ross, alojados em vinte boxes, em densidade populacional constante de dez aves/m2. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições, obedecendo a esquema fatorial 2 x 2 (cama nova ou reutilizada x rações com ou sem probiótico). O probiótico utilizado nas rações foi composto por Bacillus subtilis e B. coagulans (2x109 e 1x107 UFC, respectivamente). As aves e as sobras de ração foram pesadas aos 21 e 42 dias de idade para determinação do desempenho. Em cada um dos experimentos, aos 42 dias de idade, abateram-se quatro aves de cada boxe para avaliação das características de carcaça. Não houve interação significativa (P>0,05) entre tipo de cama e uso ou ausência de probiótico em nenhum dos ciclos de criação. No experimento com reutilização da cama por dois ciclos, as aves alimentadas com probiótico apresentaram menor ganho de peso e pior conversão alimentar (P<0,05) no período de 1 a 21 dias, porém, não foram observadas diferenças estatísticas (P>0,05) para o período de 1 a 42 dias, assim como para os demais experimentos. Também não se observaram diferenças significativas para o rendimento de carcaça e cortes (P>0,05). No experimento com reutilização da cama por três ciclos, as aves apresentaram maior ganho de peso e melhor conversão alimentar, comparadas àquelas criadas sobre cama nova. As aves criadas sobre cama reutilizada por quatro ciclos apresentaram maior ganho de peso. Concluiu-se não haver efeitos benéficos da suplementação de probiótico para o desempenho e características de carcaça de frangos de corte, porém, a partir da reutilização da cama por três ciclos, pode haver benefícios ao desempenho das aves, dependendo da condição sanitária do lote anterior.
PALAVRAS-CHAVES: Consumo, conversão alimentar, ganho de peso, rendimento de carcaça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).