ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS DO GÊNERO Aspergillus spp. DE ÁGUA UTILIZADA NA REABILITAÇÃO DE PINGUINS-DE-MAGALHÃES

Autores

  • Vanice Rodrigues Poester Laboratório de Micologia da FaMed
  • Gabriel Baracy Klafke Laboratório de Micologia da FaMed
  • Ângela Leitzke Cabana Laboratório de Micologia da FaMed
  • Andréa Corrado Adornes Centro de Recuperação de Animais Marinhos-FURG.
  • Rodolfo Pinho da Silva Filho Centro de Recuperação de Animais Marinhos-FURG
  • Melissa Orzechowski Xavier Laboratório de Micologia da FaMed Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.28509

Palavras-chave:

Qualidade da água, Aspergilose, Aspergillus, Spheniscus magellanicus, Centro de reabilitação.

Resumo

A aspergilose caracteriza-se por ser a principal causa de mortalidade de pinguins em cativeiro.A infecção pelo gênero Aspergillus ocorre principalmente por via aérea, porém o fungo pode ter dispersão pela água. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a água do tanque onde os pinguins-de-Magalhães permanecem para reabilitação no Centro de Recuperação de Animais Marinhos de Rio Grande, RS, Brasil, quanto à presença de fungos filamentosos do gênero Aspergillus. As amostras de água foram coletadas semanalmente durante um período de 10 meses e processadas em um período máximo de seis horas utilizando-se a técnica da membrana filtrante, com incubação a 25 ºC e 37 ºC por até sete dias. Das 40 amostras analisadas, 32 foram positivas para o isolamentodo gênero Aspergillus, sendo que dessas 60% pertenciam à espécie A. fumigatus. Algumas variáveis interferiram significativamente no isolamento do gênero Aspergillus e/ou da espécie A. fumigatus, como temperatura de incubação, sazonalidade e densidade populacional. Este trabalho demonstra que Aspergillus spp. está presente na água, podendo essa ser uma potencial fonte de infecção para os pinguins em reabilitação.

Palavras-chaves: aspergilose; centro de reabilitação; qualidade da água; Spheniscus magellanicus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-30

Como Citar

POESTER, V. R.; KLAFKE, G. B.; CABANA, Ângela L.; ADORNES, A. C.; DA SILVA FILHO, R. P.; XAVIER, M. O. ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS DO GÊNERO Aspergillus spp. DE ÁGUA UTILIZADA NA REABILITAÇÃO DE PINGUINS-DE-MAGALHÃES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 4, p. 567–573, 2015. DOI: 10.1590/cab.v16i4.28509. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/28509. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária