CARACTERIZAÇÃO DE Aeromonas spp ISOLADAS DE AMOSTRAS DE OSTRAS E ÁGUA POR MÉTODO MICROBIOLÓGICO E MOLECULAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v15i3.28351Palavras-chave:
Microbiologia e Biologia MolecularResumo
Objetivou-se isolar e identificar bactérias do gênero Aeromonas de amostras de ostras e de água, pelos métodos microbiológico e molecular. A identificação do gênero Aeromonas foi realizada pelo método convencional e pela técnica da PCR e a caracterização das espécies foi realizada pela chave de identificação Aerokey II e pela técnica de RFLP-PCR do 16S rDNA. Foram identificadas 59 (98,3%) amostras de ostras e 15 (75%) amostras de água contaminadas por bactérias do gênero Aeromonas. Dos 74 isolados de Aeromonas spp. obtidos pela análise microbiológica, 53 (71,62%), 38 (65,51%) de amostras de ostras e 15 (100%) de amostras de água, confirmaram a caracterização do gênero pela técnica molecular. Quanto a identificação bioquímica das espécies 59,3% (n=35) e 40,6% (n=24) dos isolados de Aeromonas sp. obtidos das amostras de ostras foram classificados como A. hydrophila e A. caviae, respectivamente; e para os isolados obtidos das amostras de água, 60% (n=9) foram classificados como A. hydrophila e 40% (n=6) como A. caviae; entretanto, somente a A. hydrophila foi confirmada pelo sequenciamento genético. Quanto a classificação através da RFLP-PCR 16S rDNA, foram obtidos padrões de bandas inespecíficos, impossibilitando a identificação das espécies por esta técnica. O grande número de amostras de ostras contaminadas com Aeromonas spp. e a identificação da A. hydrophila demonstram que este molusco pode oferecer risco à saúde dos consumidores, principalmente por ser consumido in natura e se tratar de um micro-organismo potencialmente patogênico para o ser humano.
PALAVRAS-CHAVE: água, Aeromonas, ostras, PCR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).