EFEITO DO Lactobacillus plantarum NO TRATO INTESTINAL DE ALEVINOS DE Oreochromis niloticus
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.27789Palavras-chave:
Tilápia, cultivo de peixes, probióticoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações na microbiota do trato intestinal e desempenho zootécnico de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) alimentados com dietas suplementadas com Lactobacillus plantarum. Cento e vinte alevinos revertidos sexualmente foram distribuídos em seis caixas, divididos em dois tratamentos, em triplicata: alevinos alimentados com dieta suplementa com L. plantarum e alevinos alimentados com dieta controle. Após 42 dias, as tilápias alimentadas com a dieta suplementada com L. plantarum apresentaram maior número de bactérias ácido-lácticas, 3,5x104 UFC e 1,1x102 UFC por g de trato, e menor de bactérias totais, 5,8x106 UFC e 5,2x107 UFC por g de trato intestinal, em relação aos alimentados com dieta controle, além de incrementar em 3,9% o ganho em peso semanal, 15,6% a biomassa final e 15,5% eficiência alimentar. O uso de probiótico na alevinagem de tilápia eleva a produtividade.
Palavras-chave: cultivo de peixes; probióticos; tilápia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).