HEMOGLOBINA GLICADA E FRUTOSAMINA EM CÃES COM DIABETES MELLITUS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.27635Palavras-chave:
Cães, diabetes, hemoglobina glicada, frutosaminaResumo
O Diabetes mellitus (DM) ocorre com frequência em cães, sendo a glicemia o teste laboratorialde confirmação. O diagnóstico e monitoramento em pessoas são realizados pelas concentrações dehemoglobina glicada e frutosamina. O objetivo deste estudo foi diagnosticar a DM em 19 cães, comavaliação das concentrações da glicose sérica, hemoglobina glicada e frutosamina. Seis cães comDM e em tratamento com insulina foram acompanhados por um período de doze meses, com asmesmas avaliações hematológicas, até o óbito (três cães) ou controle glicêmico (três cães). Observouseaumento dos valores de glicose, hemoglobina glicada e frutosamina em todos os cães com DM,e valores de hemoglobina glicada e glicose superiores nos animais não sobreviventes, na últimaavaliação realizada. Estes resultados apontam para a importância da avaliação de hemoglobina glicadae frutosamina em cães com diabetes e para diagnóstico e controle da efetividade do tratamento.
Palavras-Chave: diagnóstico laboratorial; glicemia; insulina; prognóstico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).