EFEITO DOS NÍVEIS DE CÁLCIO DA RAÇÃO SUPLEMENTADA COM FITASE SOBRE A ABSORÇÃO DE MINERAIS EM FRANGOS DE CORTE DE 22 A 42 DIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v3i1.275Resumo
Com o objetivo de avaliar os efeitos dos níveis de cálcio na ração suplementada com fitase para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade, sobre a taxa de absorção verdadeira de minerais, foi conduzido um experimento com 600 frangos de 21 dias da linhagem Hubbard-MPK, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com arranjo fatorial cinco x dois (níveis de cálcio x sexos), e três repetições de 20 aves por parcela experimental. A ração basal foi balanceada para atender às exigências nutricionais das aves conforme o NRC (1994), exceto para o cálcio, cujos níveis foram 0,40%; 0,59%; 0,78%; 0,97% e 1,16% suplementada com fitase. Aos 35 dias de idade, duas aves de cada tratamento foram transferidas para gaiolas de metabolismo para coleta de excretas. A taxa de absorção verdadeira de fósforo e zinco das fêmeas foi 13,1% e 12,8% inferior à dos machos, respectivamente (P<0,05). A absorção de cálcio apresentou um efeito quadrático, conforme o nível de cálcio, elevado (P<0,05). Não houve diferença (P>0,05) na taxa de absorção verdadeira de fósforo, zinco, manganês e magnésio em função dos níveis de cálcio da ração de 22 a 42 dias de idade. Conclui-se que teores elevados de cálcio da ração suplementada com fitase reduzem somente a taxa de absorção de Ca, sendo que a taxa de absorção do fósforo, zinco, manganês e magnésio não é influenciada pelos níveis de cálcio da ração suplementada com fitase para frangos de corte dos 22 aos 42 dias de idade. PALAVRAS-CHAVE: Fitase, absorção, minerais, frangoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-24
Como Citar
SCHOULTEN, N. A.; TEIXEIRA, A. S.; SILVA, H. O.; CONTE, A. J.; BERTECHINI, A. G.; FIALHO, E. T. EFEITO DOS NÍVEIS DE CÁLCIO DA RAÇÃO SUPLEMENTADA COM FITASE SOBRE A ABSORÇÃO DE MINERAIS EM FRANGOS DE CORTE DE 22 A 42 DIAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 31–37, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i1.275. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/275. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).