Valor nutritivo e características fermentativas da silagem de capim-elefante com diferentes proporções de casca de café
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab19027432Palavras-chave:
Aditivo absorvente, Conservação de forragem, Digestibilidade da matéria seca, Fibras, Padrão fermentativoResumo
Avaliaram-se o valor nutritivo e as características bromatológicas de silagens de capim-elefante (CE), cultivar mineiro, cortado aos 70 dias de rebrota, com adição de quatro níveis de casca de café (1-CE; 2-CE + 10%; 3-CE + 20% e 4-CE + 30%). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições. Foram determinados nas silagens os teores de lignina, celulose, cafeína, DIVMS, pH, N-NH3 e as perdas de efluente e gás. Os valores de MS aumentaram enquanto o pH reduziu linearmente com o aumento da casca de café na silagem de capim elefante. A produção de efluente ocorreu somente na silagem sem casca de café nos cinco primeiros dias, com maior produção nos três primeiros. Os valores de N-NH3 decresceram linearmente com o aumento da casca de café. Houve aumento do teor de PB à medida do aumento da casca de café. Houve aumento de FDN e redução FDA e DIVMS linear com o aumento da casca de café. Esses resultados mostram que a casca de café como aditivo foi efetivo em melhorar as características da silagem de capim-elefante cortado aos 70 dias de idade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-20
Como Citar
FERREIRA BARCELOS, A.; REIS DE CARVALHO, J. R.; BOTEGA TAVARES, V.; DE MATTOS GONÇALVES, C. C. Valor nutritivo e características fermentativas da silagem de capim-elefante com diferentes proporções de casca de café. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–12, 2018. DOI: 10.1590/cab19027432. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-27432. Acesso em: 15 nov. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).