ESTUDO ANATOMOPATOLÓGICO DE LESÕES DE DERMATITE DIGITAL EM BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.2726Palavras-chave:
vacas, enfermidades digitais, erosiva, proliferativa, histopatologia.Resumo
Este trabalho objetivou caracterizar os aspectos anatomopatológicos das lesões de dermatite digital em diferentes fases evolutivas. O estudo ocorreu entre agosto de 2004 e novembro de 2005, utilizando-se quarenta vacas alocadas em quatro grupos, contendo dez animais cada. O grupo I (GI) foi composto por animais clinicamente saudáveis e os grupos II (GII), III (GIII) e IV (GIV), com lesões na fase inicial, erosiva e proliferativa, respectivamente. No GII, à histologia observaram-se espessamento do estrato córneo, necrose tecidual, hiperplasia, acantose, espongiose e hiperqueratose. No GIII, observou-se a presença de hiperemia, úlcera, tecido de granulação, hemorragia e, microscopicamente espessamento, da camada córnea, paraqueratose e necrose multifocal. No GIV, lesões com aspecto verrucoso, presença de pêlos, projeções papilares foram observadas macroscopicamente e, ao exame histológico, destruição da camada córnea e da epiderme com necrose tecidual em todas as amostras do grupo. Em relação a microbiota, independente do grupo não se notou a presença de fungos. Quanto às bactérias, registrou-se presença de flora mista, especialmente de espiroquetas no GII, GIII e GIV. Ao final, concluiu-se que alterações histológicas nas diferentes fases da dermatite digital podem estar comumente presentes, diferindo quanto à gravidade. A presença de microorganismos espiralados sugere a associação destes com a etiopatogenia.PALAVRAS-CHAVES: Enfermidades digitais erosivas e proliferativas, histopatologia, vacas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
CASTRO, G. R.; BRITO, L. A. B.; FIORAVANTI, M. C. S.; SILVA, L. A. F. da; ARAÚJO, E. G.; ORLANDO, C. F. de P.; FRANCO, L. G.; MOURA, M. I. ESTUDO ANATOMOPATOLÓGICO DE LESÕES DE DERMATITE DIGITAL EM BOVINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1159–1166, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.2726. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2726. Acesso em: 19 set. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).