AVALIAÇÃO ECOCARDIOGRÁFICA DE EQÜINOS PRÉ-MEDICADOS COM N-BUTILBROMETO DE HIOSCINA E SEDADOS COM ROMIFIDINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2705Palavras-chave:
Equinos, Anestesia, EcocardiogramaResumo
O efeito cardiovascular da associação da hioscina à romifidina foi avaliado em seis eqüinos submetidos a dois tratamentos: TSR e THR. No TSR, os animais receberam solução salina por via intravenosa (NaCl 0,9%), simulando o volume de hioscina (0,14mg/kg) administrado por mesma via no THR. Nos tratamentos, administraram-se as soluções cinco minutos antes da administração intravenosa de romifidina (0,08mg/kg). Ecocardiograficamente, analisaram-se as frações de ejeção e de encurtamento e o débito cardíaco. Mediu-se a pressão arterial por meio da cateterização da artéria carótida esquerda e o registro da atividade cardíaca por meio da eletrocardiografia. Os parâmetros analisados foram mensurados antes (M0) e cinco minutos após a administração de solução salina ou hioscina (M1). Mensuraram-se os parâmetros aos 10 (M2), 15 (M3), 30 (M4), 45 (M5) e 60 (M6) minutos após a administração da romifidina. Os resultados finais mostraram que a hioscina impediu a ocorrência da bradicardia e do bloqueio atrioventricular de 2º grau, com aumento significativo da freqüência cardíaca, débito cardíaco e pressão sangüínea. Não houve alteração nas frações de ejeção e de encurtamento. Desse modo, a avaliação ecocardiográfica de eqüinos pré-medicados com hioscina e sedados com romifidina devem ser interpretados com cautela, pois as alterações cardíacas observadas em virtude dos efeitos da romifidina são suprimidas pela ação da hioscina.
Palavras-chave: Ecocardiografia, eqüino, hioscina, romifidina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).