PREVALÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE LESÕES DIGITAIS EM VACAS LEITEIRAS NAS REGIÕES DE BELO HORIZONTE E PEDRO LEOPOLDO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2704Palavras-chave:
Bovinos leiteiros, lesões digitaisResumo
Com objetivo de determinar a prevalência, classificar as lesões digitais e estabelecer o escore de claudicação, foram examinadas 323 vacas leiteiras de 63 propriedades localizadas na bacias leiteiras de Belo Horizonte e Pedro Leopoldo, sendo 57 em sistema semi-intensivo e 6 em sis-tema intensivo. A prevalência de animais acometidos não variou entre os sistemas, havendo predomínio de lesões múltiplas. As lesões mais prevalentes foram erosão de ta-lão (59,8%), dermatite digital (30,3%) e casco em tesoura (24,1%). Dermatite digital, erosão de talão, hemorragia de sola e casco em tesoura foram mais freqüentes nos membros pélvicos, enquanto dermatite interdigital e hemorragias na muralha nos membros torácicos. Não ocorreram diferenças de distribuição de lesões entre as unhas laterais ou mediais de qualquer um dos membros. O escore de claudicação para animais com lesões simples foi em média de 1,216 e para animais com lesões múltiplas de 1,828.
Palavras-chaves: Bovinos, freqüência, lesões digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).