CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE DE ÉGUAS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2702Palavras-chave:
Leite equino, fisico-quimicaResumo
A determinação da densidade, do pH, da crioscopia e da acidez do leite é importante para distinguir o leite saudável dos oriundos de fraudes ou de animais doentes. Esses parâmetros, no entanto, não são muito explorados pelos pesquisadores da área de eqüinocultura, até os dias atuais. O objetivo deste estudo foi determinar os parâmetros densidade, crioscopia, pH e acidez, do leite de éguas da raça Mangalarga-Marchador. Utilizaram-se 31 éguas oriundas de quatro haras localizados num raio de 120 km de Goiânia, Goiás, as quais foram ordenhadas a partir do 15º dia após o parto e quinzenalmente até 120 dias. Os valores médios encontrados para densidade, crioscopia, pH lactose e acidez foram, respectivamente, 1,0341g/mL; -0,545 OH; 7,12; 6,57% e 4,73ºD. Este estudo permitiu o conhecimento acerca da amplitude de variação dos parâmetros estudados no leite de éguas Mangalarga Marchador no Estado de Goiás. Novos estudos devem ser realizados, para melhor caracterizar os fatores que influenciam essas variáveis físico-químicas, tais como a higiene de ordenha e o tempo decorrido, entre a ordenha e o momento da realização da prova da acidez, além das diversas fraudes praticadas pelos criadores.
Palavras-chaves: Acidez, crioscopia, densidade, eqüino, leite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).