RETIRADA DOS SUPLEMENTOS MICROMINERAL E/OU VITAMÍNICO DA RAÇÃO DE SUÍNOS EM FASE DE TERMINAÇÃO. CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E VIDA DE PRATELEIRA DA CARNE SUÍNA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v2i2.270Resumo
O experimento foi conduzido para estudar os efeitos da retirada dos suplementos micromineral e/ou vitamínico sobre as características de carcaça e vida de prateleira da carne de suínos. Foram utilizados 24 suínos híbridos, na fase de terminação, dos 110 aos 145 dias de idade, com peso médio inicial de 61,94 kg e peso ao abate de 100,68 kg. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, foi analisada a retirada dos suplementos micromineral e/ou vitamínico, com quatro tratamentos e seis repetições cada. Não foi observada diferença (P>0,05) para espessura de toucinho, comprimento de carcaça e peso de carcaça. Não houve diferença (P >0,05) no rendimento de carcaça dos animais que consumiram ração com ou sem suplemento micromineral, entretanto os animais que receberam ração com suplemento vitamínico apresentaram maior rendimento (P < 0,05) do que aqueles que não receberam. Para a área de olho de lombo, ocorreu interação, sendo que a suplementação mineral melhorou o rendimento para os suplementados com vitaminas não tendo efeito para os não-suplementados. A vida de prateleira da carne não apresentou diferença (P > 0,05) para coliformes fecais, mesófilos e psicotróficos no dia zero e quinto dia após o abate. Pode-se concluir que a retirada dos suplementos micromineral e/ou vitamínico da ração de suínos na fase de terminação afetou o rendimento de carcaça e a área de olho de lombo. PALAVRAS-CHAVE: Carcaça, microminerais, suplemento, vida de prateleira, vitaminas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-24
Como Citar
NUNES, R. da C.; KRONKA, R. N.; PRADO, C. S.; MESQUITA, A. J. de; NUNES, V. Q. RETIRADA DOS SUPLEMENTOS MICROMINERAL E/OU VITAMÍNICO DA RAÇÃO DE SUÍNOS EM FASE DE TERMINAÇÃO. CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E VIDA DE PRATELEIRA DA CARNE SUÍNA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 79–86, 2006. DOI: 10.5216/cab.v2i2.270. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/270. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).