CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FERMENTATIVAS DO CAPIM-ELEFANTE ENSILADO COM NÍVEIS CRESCENTES DE SUBPRODUTO DA AGROINDÚSTRIA DO CAJU
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2693Palavras-chave:
Subprodutos da Indústria, Polpa de cajuResumo
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se avaliar o valor nutritivo das silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.) com adição de 0%; 3,5%; 7%; 10,% e 14% do subproduto do pseudofruto do caju (Anacardium occidentale, L.) desidratado (subproduto da agroindústria do suco de caju). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Após 65 dias, os silos foram abertos e coletadas amostras para determinação dos teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HCEL), celulose (CEL), lignina (LIG), energia bruta (EB), cinzas, nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN) e nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA). Para avaliar as características fermentativas das silagens, determinaram-se os valores de pH e os teores de nitrogênio amoniacal (% do nitrogênio total) e dos ácidos lático, acético, butírico e propiônico. A adição do subproduto do pseudofruto do caju desidratado (SPCD) acarretou o aumento dos teores de MS, PB, FDA, LIG, NIDN e NIDA. Para os parâmetros fermentativos, observou-se redução dos valores de pH, porém não se registrou influência dos níveis de adição do SPCD sobre os teores de N-NH3/NT e ácidos orgânicos. Conclui-se que o subproduto do pseudofruto do caju desidratado pode ser ensilado com o capim-elefante, sem comprometer as características fermentativas das silagens de capim-elefante. Porém, o aumento nos componentes da parede celular e do NIDA pode comprometer o valor nutri-cional do ensilado final.
Palavras-chaves: Gramínea tropical, subprodutos do caju, valor nutritivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).