PARÂMETROS NUTRICIONAIS DO CAPIM-TANZÂNIA SOB DOSES CRESCENTES DE NITROGÊNIO EM DIFERENTES IDADES DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2690Palavras-chave:
Pastagens, adubação, capim TanzâniaResumo
Avaliou-se a composição químico-bromatológica e a digestibilidade in vitro da matéria seca do capim-tanzânia submetido a doses crescentes de nitrogênio em diferentes idades de corte, sob irrigação. Os tratamentos foram constituídos por três doses de N (sulfato de amônio): 200, 400 e 600 Kg/ha/ano, e quatro idades de cortes: 28; 56; 84 e 112 dias. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial 3x4 (três doses de nitrogênio x quatro idades de cortes) com três repetições. Realizaram-se as análises mediante a utilização do programa estatístico Sistema de Análise de Variância de Dados Balanceado (SISVAR). Os teores de MS não diferiram (P<0,05) entre as idades de corte, exceto aos 112 dias de crescimento. Entre as doses de N, os teores de MS diferiram (P<0,05) com a aplicação equivalente a 400 e 600 kg.ha-1 de N. Os teores de PB (P>0,05) entre as idades de corte, porém, diferiram (P<0,05) entre as doses de N avaliadas. Os valores de FDN, FDA e DIVMS não diferi-ram (P>0,05) entre as idades de corte, exceto aos 112 dias. Entretanto, diferiram entre as doses de N aplicadas.
Palavras-chaves: Adubação nitrogenada, composição bromatológica, digestibilidade in vitro da matéria seca.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).