EFEITO DO HORÁRIO DE FORNECIMENTO DE RAÇÕES CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE CÁLCIO SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO E QUALIDADE DE OVOS DE CODORNAS JAPONESAS (Coturnix japonica) EM FINAL DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2688Palavras-chave:
Qualidade de ovos, codornasResumo
Objetivou-se buscar o melhor horário de fornecimento e melhor nível de cálcio, visando otimizar o desempenho e qualidade dos ovos de codornas em final de produção. Foram utilizadas 360 codornas japonesas, em produção, com 54 semanas de idade, em delineamento inteiramente ao acaso com três tratamentos: T1 - 3,75% de cálcio (Ca) pela manhã (das 8,00 às 16,00 horas) e 1,25% de Ca à tarde (das 16,00 horas ás 8,00 horas); T2 - 2,5% de Ca pela manhã e 2,5 de Ca à tarde; e T3 - 1,25 de Ca pela manhã e 3,75% de Ca à tarde, com seis repetições de vinte aves por parcela. As rações isoprotéicas e isocalóricas foram balanceadas para fornecer às aves 2,5% de cálcio em média. Não foram constatadas diferenças estatísticas (P>0,05) para peso médio dos ovos (g), percentagem de postura (%), massa de ovos (g/ave/dia), consumo de ração (g), conversão alimentar por quilograma e por dúzia de ovos, gravidade específica, índice gema, Unidades Haugh, espessura, percentagem e resistência à quebra da casca. Pode-se concluir que a variação dos níveis de cálcio durante os períodos considerados não alterou o desempenho e a qualidade dos ovos de codornas.
Palavras-chaves: Cálcio, codornas, horário, produção de ovos, qualidade de ovos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).