DIGESTIBILIDADE APARENTE DO FARELO DE GIRASSOL NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS EM FASE DE CRESCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i3.26836Palavras-chave:
Nutrição AnimalResumo
O experimento foi realizado para se estudarem os efeitos dos níveis de 0%, 15%, 30% e 45% de farelo de girassol nos concentrados de bovinos da raça Holandesa em fase de crescimento, sobre as digestibilidades aparentes da matéria seca (MS), da proteína bruta (PB), do extrato etéreo (EE), do extrato não-nitrogenado (ENN), da fibra bruta (FB), da fibra em detergente neutro (FDN) e da fibra em detergente ácido(FDA), bem como determinar os teores de nutrientes digestíveis totais (NDT) dos concentrados e da silagem de milho, por meio da técnica in vivo com colheita total de fezes.Foram utilizados vinte bovinos com dezesseis meses de idade, média inicial e peso médio inicial de 285 kg. Desses vinte animais, quatro foram utilizados para determinar a digestibilidade da silagem de milho e dezesseis foram usados para avaliar o efeito da inclusão de farelo de girassol na dieta,os quais foram distribuídos em um delineamento em blocos ao acaso, com quatro blocos e quatro tratamentos. Os coeficientes de digestibilidades aparentes da MS e dos nutrientes dos concentrados foram calculados por diferença daqueles obtidos para o volumoso. Não houve efeito dos níveis de inclusão de farelo de girassol nos concentrados sobre os coeficientes de digestibilidades aparentes da MS (82,3%), PB(82,2%), EE (57,2%), ENN (92,6), FB (44,8%), FDN (72,5%) e FDA (70,5%). Concluiu-se que, até o nível 45% de inclusão no concentrado, o farelo de girassol poderá ser utilizado, com eficiência, na dieta de bovinos leiteiros em fase de crescimento. PALAVRAS-CHAVE: Digestibilidade in vivo, nutrientes digestíveis totais, silagem de milho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-27
Como Citar
GARCIA, J. A. S.; VIEIRA, P. de F.; CECON, P. R.; MELO, G. M. P. de; MARTINS, A. de S.; SETTI, M. C. DIGESTIBILIDADE APARENTE DO FARELO DE GIRASSOL NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS EM FASE DE CRESCIMENTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 3, p. 123–129, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i3.26836. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/26836. Acesso em: 28 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).