NÍVEIS DE FÓSFORO DISPONÍVEL E DE FITASE NA DIETA DE POEDEIRAS DE OVOS DE CASCA MARROM
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i2.26820Palavras-chave:
Nutrição AnimalResumo
O experimento avaliou o efeito da redução dos níveis de fósforo disponível da ração de poedeiras de ovos de casca marrom de 0,373% para 0,307% e 0,203% e o aumento dos níveis de fitase de 0% para 0,01% e 0,02%, respectivamente, 0, 500 e 1.000 UF/kg sobre o desempenho e a qualidade interna e externa dos ovos de 324 aves. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x3, totalizando nove tratamentos com seis repetições de seis aves. As coletas foram realizadas em dois períodos de 28 dias de duração. Não houve efeito de interação entre os níveis de fósforo disponível com os níveis de fitase. Os níveis de fósforo disponível como efeito principal também não afetaram as variáveis estudadas (consumo de ração, produção, peso e massa de ovos, peso do albúmen, gema e casca e porcentagem de albúmen, gema e casca). O aumento do nível de fitase para 0,02% melhorou linearmente a conversão alimentar por massa de ovos (kg/kg), com 0,235% de fósforo disponível nas rações. PALAVRAS-CHAVE: Enzima, peso da gema, produção de ovos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-27
Como Citar
COSTA, F. G. P.; JÁCOME, I. M. T. D.; SILVA, J. H. V. da; ARAÚJO, M. J. de; CAMPOS, K. M. F. de; BARBOSA, J. G.; PEIXOTO, J. P. N.; SILVA, J. C. A. da; NASCIMENTO, G. A. J. do; CLEMENTINO, R. H. NÍVEIS DE FÓSFORO DISPONÍVEL E DE FITASE NA DIETA DE POEDEIRAS DE OVOS DE CASCA MARROM. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 73–81, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i2.26820. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/26820. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).