CARACTERÍSTICAS FERMENTATIVAS E COMPOSIÇÃO QUÍMICO-BROMATOLÓGICA DE SILAGENS DE CAPIM-ELEFANTE COM OU SEM Lactobacillus plantarum E FARELO DE TRIGO ISOLADAMENTE OU EM COMBINAÇÃO

Autores

  • Anderson de Moura Zanine
  • Edson Mauro Santos
  • Daniele de Jesus Ferreira
  • Fernando Batista Pinto
  • Odilon Gomes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2682

Palavras-chave:

Nutrição de ruminantes, bromatologia

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da inoculação com Lactobacillus plantarum  em combinação ou não com farelo de trigo sobre as perdas por gases, recuperação da matéria seca, pH, N-NH3, ácido láctico e composição químico-bromatológica de silagens de capim-elefante. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos: silagem de capim-elefante; silagem de capim-elefante inoculado com Lactobacillus plantarum; silagem de capim-elefante + 10% de farelo de trigo na matéria natural; silagem de capim-elefante inoculado com Lactobacillus    plantarum + 10% de farelo de trigo na matéria natural, com quatro repetições por tratamento. O capim foi ensilado em baldes com volume de cinco litros, com válvula de bunsen para escape dos gases. Houve efeito (P<0,05) da adição de farelo de trigo e da inoculação sobre as perdas por gases, recuperação da matéria seca (MS), pH e ácido láctico de silagens, sendo que o tratamento combinando farelo de trigo e inoculante apresentou o menor valor de pH, maior valor de ácido láctico e menor perda por gás. Observaram-se o maior teor de MS e o menor teor de fibra em detergente neutro (FDN) nas silagens com farelo de trigo, com ou sem inoculante. A inoculação reduziu o teor de hemicelulose, nas silagens com ou sem farelo de trigo, resultando em menor teor de FDN, quando comparadas às silagens não inoculadas. Notaram-se aumentos no teor protéico das silagens com os aditivos testados, sendo o mais alto valor observado para as silagens combinado os dois aditivos. Conclui-se que tanto a inoculação com Lactobacillus plantarum quanto a adição do farelo de trigo reduzem as perdas de matéria seca e melhoram a qualidade da silagem do capim-elefante, sendo os maiores efeitos observados quando estes aditivos são combinados.

Palavras-chaves: Aditivo, conservação de forragens, inoculante, Penisetum purpureum

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-09

Como Citar

ZANINE, A. de M.; SANTOS, E. M.; FERREIRA, D. de J.; PINTO, F. B.; PEREIRA, O. G. CARACTERÍSTICAS FERMENTATIVAS E COMPOSIÇÃO QUÍMICO-BROMATOLÓGICA DE SILAGENS DE CAPIM-ELEFANTE COM OU SEM Lactobacillus plantarum E FARELO DE TRIGO ISOLADAMENTE OU EM COMBINAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 4, p. 621–628, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i4.2682. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2682. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal