INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO CALCÁRIO–GESSO AGRÍCOLA NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DO SISTEMA RADICULAR E DA PARTE AÉREA DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus Kunth var. bisquamulatus cv. Planaltina)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v3i2.26815Palavras-chave:
ForragiculturaResumo
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo/UFLA, com o objetivo de testar diferentes combinações de calcário–gesso agrícola na produção de matéria seca do sistema radicular e da parte aérea da gramínea (Andropogon gayanus Kunth var. bisquamulatus cv. Planaltina), em latossolo vermelho-amarelo, proveniente da região dos Campos das Vertentes, MG. Foi adotado o delineamento experimental, em blocos casualizados, esquema fatorial 2 x 5, e foram combinados calcário calcítico (1,3 t.ha-1) e dolomítico (1,6 t.ha-1), com cinco doses de gesso agrícola (0,00; 0,38; 0,75; 1,13 e 1,50 t,ha-1), em quatro repetições. Empregaram-se colunas de PVC com 20 cm de diâmetro, divididas em duas seções de 15 cm de altura, unidas por fita adesiva e vedadas ao fundo com pratos plásticos. Foram feitos três cortes na parte aérea, e as raízes foram coletadas nas profundidades de 0-15 e 15-30 cm. De modo geral, a interação calcário–gesso se mostrou significativa sobre o crescimento da espécie estudada, que respondeu em termos de produção de matéria seca da parte aérea às doses de gesso, independentemente do tipo de calcário utilizado. A produção de matéria seca do sistema radicular na profundidade de 15-30 cm foi bastante dependente da aplicação de gesso, o que confirma a sua importância na correção da camada subsuperficial. PALAVRAS-CHAVE: Andropogon gayanus, calcário, gesso agrícola, sistema radicular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-25
Como Citar
RODRIGUES, J. F.; GUEDES, G. A. de A.; FERREIRA, M. M.; EVANGELISTA, A. R. INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO CALCÁRIO–GESSO AGRÍCOLA NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA DO SISTEMA RADICULAR E DA PARTE AÉREA DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus Kunth var. bisquamulatus cv. Planaltina). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 1–6, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i2.26815. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/26815. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).