RETIRADA DOS SUPLEMENTOS MICROMINERAL E/OU VITAMÍNICO DA RAÇÃO DE SUÍNOS EM FASE DE TERMINAÇÃO. DESEMPENHO, NÍVEIS DE MINERAIS NOS METACARPOS E CUSTO DE RAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v3i1.26814Palavras-chave:
SuinosResumo
Para avaliar a retirada dos suplementos micromineral e/ou vitamínico no desempenho de suínos de 110 a 145 dias de idade, foi realizado um experimento na Escola de Veterinária da UFG. Foram utilizados 30 animais com peso inicial de 61,94 kg final de 100,68 kg, em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2, em que foram estudados os fatores mineral e vitamina (inclusão e retirada), com seis repetições cada. Para o nível de minerais nos metacarpos foram utilizados cinco tratamentos e seis repetições. Não houve diferença (P > 0,05) para ganho diário de peso, conversão alimentar e consumo diário de ração, nem foi constatada alteração clínica. Ao abate não foram observadas lesões de pele, nos cornetos nasais, nos pulmões ou úlcera gastro-esofágica. Não houve diferença (P > 0,05) para os teores de cálcio (Ca), magnésio (Mg), potássio (K), cobre (Cu), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn) e iodo (I) do metacarpo. Os animais que não receberam suplemento vitamínico apresentaram maiores (P < 0,05) teores de fósforo e níveis maiores (P < 0,05) de zinco do que aqueles que não receberam. A retirada dos suplementos micromineral e/ou vitamínico da ração de suínos em fase de terminação não comprometeu o desempenho e o estado de saúde, reduzindo em 7,7% o custo da ração. PALAVRAS-CHAVE: Desempenho, suplemento micromineral-vitamínicoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-24
Como Citar
NUNES, R. da C.; KRONKA, R. N.; SOBESTIANSKY, J.; LOPES, E. L.; GONÇALVES, J. R. RETIRADA DOS SUPLEMENTOS MICROMINERAL E/OU VITAMÍNICO DA RAÇÃO DE SUÍNOS EM FASE DE TERMINAÇÃO. DESEMPENHO, NÍVEIS DE MINERAIS NOS METACARPOS E CUSTO DE RAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 49–57, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i1.26814. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/26814. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).