INFLUÊNCIA DO PESO INICIAL E DA ESTAÇÃO DO ANO NA CONVERSÃO EM OVOS DE FÊMEAS DE Boophilus microplus (ACARI: IXODIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v2i2.263Resumo
Este trabalho objetivou avaliar a influência do peso inicial da fêmea e da estação do ano na conversão em ovos de Boophilus microplus. O índice de eficiência reprodutiva (IER) de 411 fêmeas pesando entre 31 e 360 mg foi correlacionado com seu peso inicial. Para avaliar a influência das diferentes estações do ano neste parâmetro biológico, dez fêmeas ingurgitadas de B. microplus pesando acima de 150 mg foram colhidas, a cada duas semanas, e mantidas em condições climáticas controladas até a determinação do IER. Uma relação curvilinear foi observada entre o peso das fêmeas e o IER. Fêmeas pesando entre 151 e 360 mg tiveram IER’s mais altos (variando de 44,9% a 51,4%) do que aquelas mais leves, as quais apresentaram uma menor capacidade de conversão em ovos (variando de 31,4% a 39,0%). Foi observado que a capacidade de as fêmeas converterem o peso em ovos variou sazonalmente. Os mais altos IER foram observados no período seco, de abril a setembro (47,6% a 58,3%), do que no período chuvoso, de outubro a março (40,2% a 43,6%) (P<0,05). PALAVRAS-CHAVE: Boophilus microplus, biologia, conversão em ovos, bovinos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-23
Como Citar
BORGES, L. M. F.; CARNEIRO, J. R.; GOMES, A. G.; MOREIRA, P. C. INFLUÊNCIA DO PESO INICIAL E DA ESTAÇÃO DO ANO NA CONVERSÃO EM OVOS DE FÊMEAS DE Boophilus microplus (ACARI: IXODIDAE). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 127–131, 2006. DOI: 10.5216/cab.v2i2.263. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/263. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).