AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CLORIDRATO DE POLIHEXAMETILENO BIGUANIDA EM PEDILÚVIO PARA BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v2i1.256Resumo
O presente estudo avaliou a estabilidade da solução desinfetante de cloridrato de polihexametileno biguanida (PHMB) utilizada em pedilúvio. Foram avaliadas três concentrações (1%, 3% e 5%) por um período de sete dias. Durante esse período, dez animais saudáveis passaram no pedilúvio, na freqüência de três vezes, com intervalos entre as passagens de 48 horas. De cada solução foram colhidas quatro amostras, com intervalos de 48 horas, sendo que a primeira colheita foi realizada imediatamente após o preparo da solução. As análises físico-químicas constaram da determinação do pH e da concentração do PHMB. As análises microbiológicas realizadas foram as contagens de microrganismos aeróbios ou facultativos mesófilos e de anaeróbios mesófilos. Para classificar o tipo de crescimento microbiológico foi utilizada uma adaptação da metodologia proposta por Andrade e Macêdo (1996). A seleção da melhor concentração baseou-se nas menores médias das contagens dos microrganismos anaeróbios mesófilos, nas menores contagens de aeróbios ou facultativos mesófilos, no menor custo/benefício da solução e no conforto animal. As características físico-químicas mantiveram-se praticamente estáveis e não se observou diferença no crescimento microbiológico entre as concentrações a 5% e 1%, sendo isolados somente Staphylococcus epidermidis e Bacillus spp. Estabeleceu-se, a partir do custo/benefício, a concentração de 1% como sendo a mais viável para ser utilizada em pedilúvio. PALAVRAS-CHAVE: Pedilúvio, bovinos, cloridrato de polihexametileno biguanida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-23
Como Citar
CUNHA, P. H. J.; SILVA, L. A. F. da; MESQUITA, A. J. de; BORGES, N. C.; FIORAVANTI, M. C. S.; MORAES, R. R.; SANTANA, Ângela P. AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CLORIDRATO DE POLIHEXAMETILENO BIGUANIDA EM PEDILÚVIO PARA BOVINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 41–50, 2006. DOI: 10.5216/cab.v2i1.256. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/256. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).