FONTES DE PÓLEN UTILIZADAS POR Apis mellifera LATREILLE NA REGIÃO SEMIÁRIDA
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.25538Palavras-chave:
tipos polínicos, fontes de pólen, abelha melíferaResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer as fontes de pólen utilizadas por Apis mellifera L. no municípiode Itaberaba, Estado da Bahia. Amostras de pólen foram obtidas por meio de coletores instalados naentrada de dez colônias de A. mellifera, implantadas em apiário localizado em área aberta de caatinga,nos meses de dezembro/2006, janeiro, março e dezembro/2007, período no qual foi observadaelevada florada na região. Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas no laboratório deEntomologia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal doRecôncavo da Bahia, em Cruz das Almas. A análise dos resultados mostrou a presença de 78 tipospolínicos, pertencentes a 24 famílias botânicas. A família Fabaceae-Mimosoidea foi a que apresentouum maior número de tipos polínicos. Os resultados demonstraram que a espécie A. mellifera apresentahábito generalista e as famílias Fabaceae-Mimosoidea, Asteraceae, Commelinaceae e Poaceae são asprincipais fontes na região.
Palavras-chave: abelha melífera; fontes de pólen; tipos polínicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).